top of page

Quatro programas incríveis para você curtir e aproveitar

Dicas Culturais

Edição N.º 12 - Janeiro de 2022

Dicas Culturais

Todos nós, professores, estamos voltando das férias agora e não teremos mais nenhum tempo para investirmos em atividades culturais em fevereiro, verdade? Mentira! :)


Afinal, colega, se você vem nos acompanhando aqui no Fique Bem há algum tempo, você já sabe que colocar a si mesmo na agenda é uma das nossas principais sugestões para que possamos manter a saúde mental em dia durante o ano (letivo) inteiro. E é claro que uma boa agenda cultural nos ajuda bastante nessa missão.

Para isso, confira quatro dicas culturais que nós separamos para você curtir o próximo mês:





  • Você sabia que está rolando a Pré-Bienal do Livro do Ceará? O evento, que acontece entre os dias 24 de janeiro e 31 de março, conta com a curadoria de ninguém menos que os escritores Conceição Evaristo, Tércia Montenegro, Talles Azigon e Daniel Mundurunku, e será focado na diversidade e na bibliodiversidade da literatura brasileira. A programação conta com rodas de conversa, palestras, mesas de debates, com o projeto Bienal Escuta, oficinas temáticas, lançamentos de livros, espetáculos lítero-musicais e leituras públicas. As ações serão presenciais na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) e virtuais! Confira a abertura da Pré-Bienal do Livro do Ceará aqui.




  • Parece que, pelo segundo ano seguido, Jorge Ben Jor pode ter errado na previsão e, em fevereiro, não vai ter carnaval. Pelo menos, não o carnaval que todos nós estamos acostumados a celebrar, com aglomeração, glitter, desfiles e fantasias. Com a atual situação da pandemia, o carnaval foi adiado em muitas cidades brasileiras e, por segurança, é melhor mesmo evitar muita festa, ao menos presencialmente. Mas uma alternativa é celebrar o carnaval online! A Zombie Walk, por exemplo, tradicional passeata do carnaval curitibano, já avisou que terá ações virtuais. Vale a pena ficar de olho!




  • Já pensou em fazer parte de um curso rápido, online e gratuito sobre como educar crianças antirracistas? Entre os dias 25 e 28 de janeiro, a professora Maria Paula Batista, especialista em questões raciais, vai ministrar aulas na Semana da Família Antirracista, um programa voltado a ensinar como identificar o racismo internalizado nas crianças, como trabalhar para que elas não reproduzam esse racismo e para que sejam, de fato, antirracistas. Tudo isso dividido por faixa etária. Faça sua inscrição aqui e ajude a transformar a nossa sociedade a partir da educação dos pequenos.



  • As férias acabaram, professor? C’est la vie! Que tal um filme francês para embalar a volta às aulas? Está no ar o MyFrenchFilmFestival, um festival de cinema online que pode dar outro significado ao seu verão. O princípio é simples: são 30 filmes franceses contemporâneos, disponíveis por 30 dias, em mais de 70 plataformas ao redor do mundo. Longas-metragens são gratuitos em muitos países e curtas em todo o mundo. O festival vai até 14 de fevereiro e, neste ano, você ainda corre o risco de ganhar uma viagem de ida e volta a Paris, caso publique que está assistindo o festival nas redes sociais. Oui, Oui! Corra lá no site do festival para entender melhor, mon amour. ;)




REVISTA

Fala, Mestre!

Hora do Café

Corações e Mentes em Ação

Fofoca Pedagógica

Caneta Vermelha

Dicas Culturais

bottom of page