top of page

Enfim, o fim das férias...

Carta da Professora Fique Bem

Edição N.º 12 - Janeiro de 2022

Piscamos e janeiro de 2022 já terminou! Não sei vocês, mas a sensação que eu tive do lado de cá é de que o primeiro mês do ano foi só um teste e, no fundo, continuamos presos em 2021. Vocês sentem o mesmo? Talvez seja porque, apesar de estarmos em um ano novo, muitas das questões que tínhamos no ano passado ainda não foram resolvidas — leia “pandemia”, por exemplo. [Ou talvez essa sensação seja somente eu querendo mais férias antes do início do ano letivo, quem sabe?] 

O ponto é que, enquanto descansava, acumulava energia do mar para encarar mais um ano desafiador e usava o meu melhor disfarce praiano para evitar trombar com alunos durante as férias, fiquei reflexiva: afinal, deveria estar descansando ou me planejando em janeiro? Qual costuma ser a sua postura, professor? 

A Revista Fique Bem deste mês traz esse e outros assuntos para você que, como eu, voltou de férias agora e já está se fazendo uma série de perguntas. Como elaborar um plano de aula inovador? Como dar conta das incertezas na educação em 2022? Como se adaptar ao Novo Ensino Médio? Como continuar bem depois que o ano letivo começar? Como respeitar meu ritmo neste ano? 

Essa edição da revista não pretende trazer as respostas para essas e outras tantas perguntas, mas queremos levantar tais questões, trazer exemplos, depoimentos, estimular reflexões, rir um pouco e, quem sabe, elaborar respostas junto a você. 

Agora, a Revista Fique Bem tem uma estrutura nova, que você ajudou a construir. São seis editorias: Fala Mestre, espaço onde traremos sempre uma conversa com um professor diferente; Hora do Café, nosso papo rápido sobre saúde mental; Corações e Mentes em Ação, em que traremos exemplos de uma sala de aula compassiva; Fofoca Pedagógica, nosso cantinho de humor; Caneta Vermelha, cantinho de debate, com pautas críticas; e Dicas Culturais, porque professor gosta de um programa para o fim de semana. 

Esperamos que goste e que, no decorrer do ano, possamos construir essa revista juntos. Que o nosso ano seja forte, potente e cheio de boas notícias e boas energias, professor! Vamos com tudo!

Um beijo,

Professora Fique Bem

Fala, Mestre!

Hora do Café

Post-it

Corações e Mentes em Ação

Ensino sentado crianças

Fofoca Pedagógica

Banho de sol

Caneta Vermelha

Dicas Culturais

kelly-sikkema-Plso5cHu9w0-unsplash_edited.jpg
Livros abertos
bottom of page