top of page

Emoção e identificação: conheça histórias de mestres incríveis como você

Fala, Mestre!

Edição N.º 24 - Janeiro de 2022

Uma das alegrias que a revista Fique Bem proporciona a quem a lê e a quem a produz é a garantia de que, mensalmente, teremos acesso às histórias e às palavras de professores inspiradores. Não foram poucas as vezes que recebemos mensagens emocionadas e entusiasmadas de docentes que se identificaram com as pessoas que apresentamos aqui no Fala, Mestre!. Você lembra de todo mundo que já passou por essa editoria?


A primeira convidada da nossa revista foi a professora Nancí Rocha de Brito, no município de Três Rios, no Rio de Janeiro. Tia Nan narrou à nossa equipe parte das dificuldades que teve durante o distanciamento social provocado pela pandemia da covid-19. Diante do próprio luto e do desafio em fazer os estudantes entenderem a gravidade da situação, acabou sendo homenageada pelas famílias das crianças, no retorno às aulas presenciais.



Também falamos com a professora Marta Christina Barros Bello, docente de São Luis, no Maranhão. A professora multigraduada inspirou nossa comunidade, ao mostrar como mistura, na alfabetização, o seu olhar artístico sobre a vida, seu posicionamento crítico a respeito da sociedade, um otimismo latente e seu carinho pelas pessoas com quem dialoga.



No terceiro mês do ano, conversamos com Joice Lamb, coordenadora pedagógica de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. Escolhida como Educadora do Ano na edição de 2019 do Prêmio Educador Nota 10, ela se posiciona como defensora da ideia de uma escola pública democrática e inclusiva. Joice tem até um canal no Youtube para discutir o tema.



Falando em youtubers, a professora que apresentamos na sequência foi Naiara Vilela, que hoje tem um canal no Youtube com mais de 21 mil inscritos. Apaixonada pela área da pós-graduação, Naiara ministra aulas de Língua Portuguesa para alunos do ensino médio em Uberlândia, município de Minas Gerais. Em sua entrevista, Naiara contou como une a tecnologia e o autocuidado para dar conta de uma rotina intensa.



Em maio, o Fala, Mestre! trouxe ao público um casal de professores apaixonados: Sonia Santana da Costa e Ataíde Felício dos Santos se conheceram durante um projeto de pesquisa, desenvolvido na Universidade Federal de Goiás (UFG), e estão juntos há mais de três décadas. Na conversa com o casal, a redação do Fique Bem foi convidada para comer um bolo em Goiânia, e para mergulhar num oceano de memórias desses docentes, que educam com muito amor e cuidado.



No mês seguinte, conversamos com o professor Glauco de Souza Santos, de São José dos Campos, interior de São Paulo. No bate papo com Glauco, que é historiador e também já atuou como publicitário na área de marketing de uma multinacional, falamos sobre a “privatização das escolas” e trouxemos reflexões duras a respeito de como algumas escolas têm se transformado em empresas.



Se você acompanha a nossa revista e também é dessas pessoas que acumula diplomas, você deve se lembrar da Camila Castro. Graduada em Marketing, em Letras, em Pedagogia e com pós-graduação nas áreas do Jornalismo, da Linguística e da Literatura, Camila é uma verdadeira pesquisadora e atua como coordenadora de professoras na capital de São Paulo. Na entrevista, focamos na sua carreira multidisciplinar.



Depois chamamos Darcy Santos para conversar. Pós-graduanda em Linguística, ela trabalha como doméstica e teve sua história repercutida na mídia depois que recolheu latinhas no Distrito Federal para publicar o seu primeiro livro. Darcy sonha em ser professora e contou um pouco sobre a sua vida e a sua obra na edição de setembro da revista Fique Bem.



A nossa convidada do mês seguinte foi a educadora descendente de alemães Armgard Lutz. Com mais de meio século de experiência na docência, “Gard” acumula vivências memoráveis. Para a nossa redação, ela relatou o desafio de se basear na neurolinguística para trabalhar na alfabetização de um grupo de alunos multirepetentes, integrantes de uma gangue de assaltantes no Rio Grande do Sul.



Por fim, nossa última convidada do Fala, Mestre! no ano de 2022 foi Deise Raquel da Silva. A professora alfabetizadora mora em Viamão, município próximo a Porto Alegre, também no Rio Grande do Sul. A história de Deise é atravessada por uma condição que a acompanha desde criança: a dislexia. Na entrevista, ela conta toda a sua história de dificuldade com o aprendizado da escrita e revela como, depois de ser diagnosticada com dislexia, já na idade adulta e já ministrando em sala de aula, passou a aceitar e aproveitar a oportunidade de aprender, todos os dias, ao lado das crianças.



E aí, com qual dessas pessoas você mais se identificou? Gostou de revisitar essas histórias? Em 2023, teremos ainda mais encontros e apresentações emocionantes por aqui. Esperamos que você aproveite as leituras!

bottom of page