top of page
Carta_edited.png

Setembro Amarelo

Carta da Professora Fique Bem

Edição N.º 20 - Setembro de 2022

Falar de saúde mental o ano inteiro é importante. Inclusive, é isso o que fazemos aqui no Fique Bem, desde que fomos criados, lá em 2020. Contudo, em setembro, falar de saúde mental aqui nessa revista se faz ainda mais necessário. A urgência se dá justamente porque, nesse mês, a pauta do Setembro Amarelo acaba reverberando por e para todos os lados — e nada como uma curadoria especializada sobre essas publicações, para que nenhuma comunicação cause efeitos opostos aos esperados.

Por isso, neste mês de setembro, na Hora do Café, falamos com um time de psicólogos que nos ajudou a entender como podemos falar sobre saúde mental com responsabilidade durante a campanha de prevenção ao suicídio, e qual o limite da ajuda que um amigo pode dar a alguém que esteja precisando de um acolhimento. 

Além disso, o Fala, Mestre! desse mês conta a história incrível de Darcy Santos, uma mulher que, pós-graduanda em Linguística, busca uma oportunidade para atuar como professora, trabalha como doméstica e optou pela reciclagem de latinhas para conseguir custear a publicação do seu primeiro livro. Foi um papo inspirador!

Temos também uma entrevista com um escritor guarani que produz literatura nativa; uma troca de experiências com uma professora que incluiu o conceito de interdependência no currículo formal de Ciências em uma sala do fundamental; reflexões sobre a política nacional e uma Fofoca Pedagógica inspirada pelo Rock in Rio. Além, é claro, das nossas Dicas Culturais quentíssimas!

Está preparado? Embarque nessa edição e não deixe de compartilhar o conteúdo com todos que você achar que podem se interessar pelos assuntos que abordamos nesse mês. Bora aumentar ainda mais a nossa rede?

Um beijo,

Professora Fique Bem

bottom of page