top of page

De seminário a festival: saiba o que tem para além da Copa este mês

Dicas Culturais

Edição N.º 22 - Novembro de 2022

Depois de um outubro agitado e intenso, tudo o que a gente precisa é de um novembro tranquilo e em paz, né? Faltam só dois meses pra gente se despedir de 2022, mas ainda tem muito chão até o fim do ano — ou melhor, muita bola pra rolar. Novembro é mês de Copa do Mundo neste ano, mas não deixa de ser um mês de muita correria para os professores. Afinal, o fim do calendário escolar também é um período bastante puxado. 


Venha conhecer a nossa agenda cultural de novembro e se prepare para curtir bastante com os seus amigos ou com a sua família. 


  • Antes de planejar o ano letivo de 2023, que tal refletir sobre a forma como você se conecta com os seus alunos? Já ouviu falar no SEE Learning, o programa de aprendizagem social, emocional e ética, conhecido como Aprendizagem para Corações e Mentes no Brasil? Já falamos desse programa mensalmente aqui na revista, mas tem novidade quente em novembro: prepare-se para o 1º Seminário Internacional Aprendizagem para Corações e Mentes. Esse será um espaço totalmente gratuito e online para dialogar com professores, pesquisadores e pessoas de diversas comunidades ao redor do Brasil. No dia 22 de novembro, vamos conhecer, por meio de pesquisas da Universidade Emory e do Hospital Albert Einstein, como o SEE Learning está fazendo a diferença na educação brasileira. Para participar, basta preencher o formulário.



  • Você já falou parabéns para o aniversariante do momento? No último dia 31, o escritor Carlos Drummond de Andrade completaria 120 anos. Não é à toa que o Flitabira — Festival Literário Internacional de Itabira (cidade natal do autor) está com uma programação especial para esse ano. Repleto de homenagens a um dos maiores escritores do Brasil, o festival promovido pela cidade mineira vai até 6 de novembro. A programação conta com uma parte online e outra presencial, para ninguém ficar de fora. E aí, bora participar desse evento histórico? O Flitabira é patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o apoio da Prefeitura Municipal de Itabira e Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade.



  • Se você está no eixo Rio-São Paulo e é do tipo que ama acompanhar a Copa do Mundo, se prepare: as duas cidades receberão o Fifa Fan Festival durante o campeonato deste ano, que acontece no Catar. O evento gratuito terá exibição dos jogos no telão, shows, apresentações de DJs e outras atrações. As capitais se unem à Cidade do México, Dubai, Londres e Seul — que também vão sediar o evento para quem é fã de futebol. Anota aí na agenda, se é que você ainda não anotou: a estreia do Brasil no mundial será no dia 24 de novembro, contra a Sérvia. A partida começa às 16h (horário de Brasília).



  • Já pensou em fazer trabalho voluntário? A ONG Matemática em Movimento, que tem o objetivo de incentivar jovens a investirem na educação como forma de desenvolvimento pessoal e profissional, acabou de abrir o seu processo seletivo para novas pessoas voluntárias. As vagas podem ser ocupadas por pessoas de qualquer lugar do mundo, pois há trabalho feito remotamente. Se você estiver em São Paulo, sua ajuda pode ser presencial, em uma das escolas parceiras, localizadas na periferia sul e oeste da capital. O primeiro passo para fazer parte do projeto é se inscrever e depois participar de uma das palestras iniciais da ONG. Interessou? Chame os amigos e participe da equipe de 2023.



  • Em sua 4ª edição, o Festival de Cinema de Alter do Chão, o paraíso paraense, acontecerá de 16 a 20 de novembro de 2022, de forma híbrida: presencial e online. Para quem não estiver no Pará nestas datas, é possível acompanhar as atrações através da plataforma streaming exclusiva FestAlterPlay. O Festival de Cinema de Alter do Chão proporciona desenvolvimento socioeconômico, diversão, turismo, cinema, lazer, educação, incentivo para a preservação da Amazônia e de suas etnias originárias através da economia criativa e é totalmente gratuito. Venha celebrar a arte e a cultura brasileira com a gente!



REVISTA

bottom of page