top of page

A nossa agenda cultural feita com carinho para educadores de todo o Brasil

Dicas Culturais

Edição N.º 16 - Maio de 2022

Enquanto há quem diga que 2022 já teve dois carnavais, há quem não tenha visto nenhum tiquinho de glitter nos últimos dois anos. Se você é do time dos que ficaram em casa nos feriados, saiba que, com o Fique Bem, seus fins de semana sempre podem contar com ótimos programas que podem ser curtidos diretamente do seu sofá. Ô, aconchego!​


Agora, se você é do tipo que quer mais um pouquinho de carnaval para matar as saudades daqueles que não tivemos, siga com a gente também: afinal, tem surpresa ali no final.


​Independente do seu estilo, professor, tenho certeza que algo aqui vai te agradar (alô, temos até homenagem a Paulo Freire na lista de hoje. Paulo Freire, meu bem. A gente não tá fraco, não!). Aproveite a agenda cultural de maio:


  • É difícil imaginar um professor que, em pleno 2022, ainda não tenha lido ou ouvido falar sobre Paulo Freire. Mas quantos já tiveram a oportunidade de assistir uma peça teatral sobre esse grande pensador? Bora, que a hora é agora! A peça Paulo Freire, o Andarilho da Utopia traz a trajetória de Paulo Freire e mostra como sua fome por palavras, seu desejo de liberdade de si e dos outros, e sua capacidade de superar obstáculos em busca de justiça mudaram a educação mundial — e, por que não, o mundo. A peça, que já foi vista por mais de 50 mil pessoas e soma quase uma centena de apresentações em todo o Brasil, está em cartaz e terá sua transmissão online entre os dias 5 e 12 de maio. Os ingressos podem ser encontrados aqui.



  • Alô, professores amantes da oitava arte! É inegável que a fotografia está cada vez mais presente em nossas vidas: os celulares, aplicativos e redes sociais fizeram com que muitos dos nossos momentos cotidianos pudessem ser enquadrados, alterados e eternizados, assim como compartilhados com mais pessoas. No curso Relações entre fotografia e educação, o pessoal do MAM para Educadores propõe pensarmos sobre como a arte e a educação podem usar a fotografia — essa ferramenta cada vez mais importante e tecnológica — para discutir o mundo de hoje sem que seja preciso abrir mão de seu caráter artesanal e comunitário. São apenas 95 vagas e as inscrições podem ser feitas até o dia 19 de maio através deste formulário.



  • E não tem porque pararmos apenas na fotografia — isso é, na fotografia tradicional. O MUSEHUM (Museu das Comunicações e Humanidades) traz uma série de experiências digitais interativas, exposições em realidade virtual e, sim, até mesmo selfies em 3D. A ideia do museu, que fica instalado dentro do Oi Futuro, no Rio de Janeiro, é nos mostrar como as tecnologias de comunicação impactaram e continuam a impactar o desenvolvimento humano. O MUSEHUM conta com centenas de peças raras e o acervo está em constante mudança, então a visita é sempre diferente — e, esperamos, surpreendente! Além disso, gratuita! As visitas acontecem de quarta a domingo, a partir das 11h da manhã e é preciso realizar agendamento prévio.



  • Quem nunca ouviu que o ano só começa depois do Carnaval? Admita, professor, não são só seus alunos que falam isso. E esse ano é especial, já que o Carnaval vai longe! Longe no tempo, nos ritmos, na ousadia. Os blocos Meu Carna é Funk e Sereias da Guanabara se juntam para fazer a Última Sarrada de Carnaval, um evento que promete ser “o mais ousado do Rio” e que quer te envolver em ritmo de baile de gaiola com muito funk, pop, axé e respeito às manas e a todes! Os blocos se apresentam no Rio de Janeiro, já no dia 7 de maio, e os ingressos podem ser comprados aqui.



REVISTA

bottom of page