top of page

As vantagens de ensinar o verdadeiro significado do perdão para crianças

Corações e Mentes em Ação

Edição N.º 18 - Julho de 2022


Imagine que alguém cometeu um deslize ou fez algo que, de alguma forma, não correspondeu às suas necessidades. Diante disso, pode acontecer de você se sentir triste ou chateado. Certamente, você já passou por uma situação como essa. Mas você já soube perdoar alguém? Para você, como foi essa experiência? E do outro lado: você já pediu perdão a alguém? Aqui, inclusive, vamos mais a fundo: você já se perdoou de algo?


Se a relação com o perdão é algo tão difícil para algumas pessoas adultas, imagine só como é essa experiência para as crianças. Muitas delas mal reconhecem o poder do perdão, pois ainda não passaram por situações que demandavam esse conhecimento ou não nomearam a prática. Outras, podem confundir o perdão com o esquecimento, com a tolerância, com a justificativa… Você, que já não é mais criança, sabe o que é, de fato, perdoar?


“A lembrança mais marcante das experiências que tive em sala de aula envolve um dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental. Na ocasião, ele aprendeu o verdadeiro significado do perdão, através de um pedido de desculpas a outro colega de sala. Tudo isso aconteceu depois da gente trabalhar em sala de aula a compreensão sobre a importância da gentileza em nossas vidas”, conta a professora Gyullyane Silva de Castro, de São Pedro da Água Branca, no Maranhão. Hoje, ela é técnica na Secretaria Municipal de Educação e ex-aluna do curso Aprendizagem para Corações e Mentes. “É gratificante ver a superação das nossas expectativas quanto aos objetivos definidos no planejamento de cada experiência de aprendizagem”, comenta.




O Aprendizagem para Corações e Mentes é um curso do SEE Learning  -  um programa internacional desenhado para fomentar a aprendizagem social, emocional e ética em todos os níveis da educação básica. O curso é elaborado pelo Centro de Ciência Contemplativa e Ética Baseada em Compaixão da Emory University e aplicado pela Gaia+. Focado em levar compaixão para dentro da sala de aula, o curso está com inscrições abertas até o dia 08 de julho.

Nesse curso, o perdão é entendido não necessariamente como uma ação interpessoal entre dois indivíduos, mas como uma liberação da raiva e do ressentimento guardados internamente em relação aos outros. O perdão pode ser reconhecido como algo que beneficia os próprios alunos e como “um presente que se dá a si mesmo”. Dito isto, fica fácil entender que, assim como a gratidão e a compaixão promovem o comportamento pró-social, o perdão também é benéfico tanto para quem perdoa quanto para quem é perdoado. 

Agora, se imagine ensinando isso para os seus estudantes em sala de aula! A professora Gyullyane conta que o curso foi revolucionário para a sua prática educativa. “Foi muito importante para o meu desenvolvimento profissional e pessoal. Até agora, eu realizei três experiências em sala, e tenho muita gratidão por fazer parte de um projeto tão lindo e transformador!”, exclama a docente. “A certeza de que nossas experiências em sala de aula renderão bons frutos na vida das crianças e adolescentes, alcançadas pelo Aprendizagens para Corações e Mentes, é o que nos motiva a acreditar em dias melhores”, concluiu professora do Maranhão. 

E aí, você também vem com a gente construir escolas compassivas? Participe da próxima turma do nosso curso, chame seus amigos professores e não se esqueça: educação socioemocional começa pelo educador. Uma formação nesse sentido pode fazer toda a diferença tanto na sua vida, quanto na dos seus estudantes

REVISTA

bottom of page