top of page
Logo 95p.png
logo_colAtivo 1.png

VAMOS COCRIAR ESCOLAS COMPASSIVAS?

O que é o

SEE Learning?

O SEE Learning, programa de aprendizagem social, emocional e ética conhecido como Aprendizagem para Corações e Mentes, foi desenvolvido pela Universidade de Emory (Atlanta, EUA) para a educação básica, com o objetivo de fortalecer a compaixão, a autoconsciência e o engajamento social de crianças e jovens.

 

Aprendizagem para Corações e Mentes representa uma inovação no campo da Aprendizagem Socioemocional (ASE). Para além do desenvolvimento das habilidades socioemocionais, o programa traz ênfase especial para o treino da atenção, o cultivo da compaixão, o fortalecimento da consciência sistêmica e a ampliação do engajamento ético.

Por que desenvolver habilidades socioemocionais?

Habilidades sociais, emocionais e éticas são os processos pelos quais estudantes e adultos adquirem e aplicam de forma efetiva o conhecimento, as atitudes e as competências necessárias para: compreender e manejar as emoções; sentir e demonstrar empatia pelos outros; estabelecer e alcançar objetivos; desenvolver e manter relações saudáveis; e tomar decisões responsáveis. Com isso, somos capazes de lidar com nós mesmos e com aqueles com quem nos relacionamos de forma equilibrada e ética.

 

As habilidades da aprendizagem social, emocional e ética proporcionam estratégias importantes para que educadores, estudantes, famílias e comunidades possam se preparar melhor para o "teste da vida, e não para uma vida de testes".

Por que o

SEE Learning?

Desenvolvido pelos maiores especialistas na área de habilidades socioemocionais do mundo, como Dr. Thupten Jinpa, Dr. Robert Roeser, Dr. Daniel Goleman, Dra. Linda Lantiere e Dra. Elaine Miller-Karas, dentro da Emory University (Atlanta, EUA).

Composto por uma comunidade global com mais de 7 mil educadores e colaboradores, presente em 25 países, sendo um programa sem fins lucrativos.

 

Enriquece os programas precedentes de habilidades socioemocionais, incluindo temas fundamentais que não eram abordados.

Disponibiliza gratuitamente material estruturado, testado e validado, para apoiar professores no prática em sala de aula.

E no Brasil?

A ONG Gaia+ (Afiliada Primária do SEE Learning no Brasil) formou 2.104 professores desde maio de 2021. Realizamos 24 cursos, com professores certificados de 24 estados - 316 municípios. Os participantes avaliaram o curso com uma nota média de 9,5 (de 0 a 10). Estão sendo impactados mais de 221 mil estudantes. Em pesquisa de avaliação do curso, concluiu-se que as aulas reduzem o estresse e a frustração dos participantes, e aumentam a motivação, atenção e bem-estar.

Quem pode participar?

O curso é ofertado para toda a comunidade escolar da rede pública, incluindo professores, coordenadores, diretores, psicólogos escolares, assistentes de alunos; profissionais de organizações não governamentais focadas na educação; estudantes de licenciatura e pedagogia; secretarias municipais e estaduais de educação.

O que você vai aprender?

  • Práticas de autocuidado;

  • Como criar uma sala de aula compassiva;

  • Como cultivar a atenção;

  • Como cultivar a autocompaixão;

  • Como cultivar a compaixão por outros;

  • Como cultivar habilidades de relacionamento.

Principais tópicos da BNCC

  • Autoconhecimento e Autocuidado;

  • Empatia e Cooperação;

  • Responsabilidade e Cidadania.

Oferecemos uma formação continuada, criando uma rede de apoio e suporte no ensino de habilidades socioemocionais e éticas:

Inscrições

O curso

Aprendizagem para Corações e Mentes

  • Duração: 2 meses (1 encontros síncronos por semana, com 2h de duração cada, por 8 semanas).

  • Encontros síncronos realizados por Zoom.

  • Certificado de 40 horas ao fim do curso para quem concluir atividades.

  • Material estruturado entregue gratuitamente.

Qualquer dúvida ou sugestão, por favor, entre em contato pelo e-mail seelearning@gaiamais.org

Logo principal_40cm.png

Rua Dona Santina, 291 - São Luiz
Piracicaba, SP

13405-369
seelearning@gaiamais.org

bottom of page