WhatsApp Image 2022-05-09 at 16_edited.jpg
CURSOSAtivo 56.png

Qual é a real importância da educação política na sua rotina e na vida dos seus alunos?

Educação política e cidadania em sala de aula

Edição N.º 19 - Agosto de 2022

Estamos em um ano de eleição e é claro que falar de política em 2022 faz todo o sentido. Mas você já parou para pensar — e para refletir com os seus alunos em sala de aula — sobre como a participação política que exercemos vai muito além das votações ou ainda das cobranças que fazemos aos nossos representantes no Congresso, no governo e na prefeitura do nosso município? A política faz parte do nosso dia a dia, e está presente desde a nossa ida ao mercado até a nossa forma de escutar e considerar a opinião do outro.

Pensando nesse sentido amplo do termo e na importância de abordar o assunto em sala de aula, convidamos a nossa amiga, internacionalista e educadora, Amanda Brito, para ser a facilitadora responsável pelo curso Educação política e cidadania em sala de aula, mais um da série de cursos do Fique Bem.  

Amanda contou para a redação da nossa revista que teve a sorte de ter muitos professores acolhedores no decorrer da sua vida, mas que uma delas se destacou. “Foi uma professora de Ciências. Ela tinha um viveiro de borboletas e, no último dia do ano, ela deu um casulo pra cada aluno. Disse que era pra gente aprender não só sobre ciência, mas também sobre a importância do tempo na nossa vida”, relembra com carinho. “Ela explicou como a gente deveria fazer pra cuidar, pra ver se a borboleta iria sobreviver aos nossos cuidados. E eu lembro que o processo todo da minha borboleta foi de quase três meses, ou um pouco mais que isso. Eu ficava ali, observando todos os dias, e eu tive que treinar minha paciência e minha expectativa”, comenta.

“Aquela experiência foi muito importante para mim. Foi a primeira vez que eu me senti educada, sem ser só no sentido técnico, mas também como uma pessoa. Ali foi o primeiro toque no meu coração sobre educação. E foi quando eu escolhi ser professora”, comenta a educadora. “Portanto, o professor, para mim, é a pessoa que não só me diz como contar ou olhar pro meu passado, mas muito mais que isso. É quem me ensinou a vivenciar o presente com um pouco de expectativa do futuro, e a saber o quanto é importante o cuidado em todos os tempos da vida”, conclui. 

Amanda contou para a nossa redação que tem uma profunda relação com o seu curso, classificando-o como “algo do coração e de muito tempo”. “Como professora de diversidade, inclusão e cultura, sei que não tem como dissociar a pessoa da sociedade. E a política é parte integrante do nosso dia a dia, em todas as escolhas que nós fazemos”, comenta.

“Quando produzimos esse curso, pensei numa forma que os professores, sim, fossem alcançados, mas que a estrutura pudesse também ser usada por eles, se assim eles desejassem, para alcançar os seu alunos também e aproximá-los da política de alguma forma”, afirma a internacionalista. “Eu acho importante que as pessoas saibam, por exemplo, como se estrutura a política pública. Na maioria das vezes, a gente não aprende isso na escola”, comenta.

A facilitadora do curso destaca a felicidade que sentiu com um importante detalhe durante as gravações das aulas: a pessoa que a filmou era uma mulher. “Foi a primeira vez que eu gravei com uma mulher e eu sou uma pessoa defensora dos direitos iguais, da equidade, da paridade… Então, ter uma mulher me filmando foi bem impactante! Fiquei bem feliz com isso!”, afirma.

“Eu desejo que os professores que participarem do curso se sintam bem parte mesmo da sociedade e identifiquem que eles, sim, têm nas mãos o poder de mudar a sociedade, de interferir na construção da sociedade, de construir uma sociedade justa, de depositar um olhar diverso sobre a sociedade”, revela a nossa professora convidada. “E espero que eles consigam levar isso também aos seus alunos. Esse é o meu maior desejo”, finaliza.

>> Veja aqui como se inscrever no curso Educação política e cidadania em sala de aula, com Amanda Brito.

logo.png

REVISTA

Educação política e cidadania em sala de aula

03

Qual é a importância da educação política na sua vida e na dos seus alunos?