professor novo
molduraAtivo 49.png

Parabéns em dobro! Sabia que existem dois dias do professor em outubro?

Fofoca Pedagógica

Edição N.º 21 - Outubro de 2022

Você sabia que, embora o Dia dos Professores no Brasil seja comemorado no dia 15 de outubro, o Dia Mundial dos Professores é comemorado no dia 05 de outubro? A data, celebrada pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) marca a adoção da Recomendação sobre o Status dos Professores, de 1966, em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Diante disso, vale dizer que outubro é, sim, o mês dos professores — mesmo que o Dia das Crianças seja, muitas vezes, mais lembrado que os nossos dois dias de homenagem, pelo menos aos olhos do mercado. Neste mês, vamos cuidar mais ainda de nós mesmos, combinado? Neste mês, vamos tratar de dar mais carinho aos nossos pares, nem que seja com mensagens carinhosas trocadas ali no nosso grupinho do Telegram, recheado de professores. 

Em mensagem conjunta enviada no dia 05 deste mês, os líderes da Unesco, OIT, Unicef e Internacional da Educação, ressaltaram que serão necessários mais 24,4 milhões de professores no ensino primário e cerca de 44,4 milhões de docentes no nível secundário para alcançar a educação básica universal até 2030. Ou seja, está faltando professor no mercado. E os mais afetados são as pessoas de áreas mais pobres, principalmente as mulheres e as meninas, assim como as populações em situações de maior vulnerabilidade.

Ainda segundo essas entidades, o Dia Mundial dos Professores — e aqui, pessoalmente, estico o pedido para o mês inteiro dos professores no Brasil — deve ser uma data que relembre o papel crítico desses profissionais na transformação do potencial dos alunos e deve ser celebrado garantindo que “os docentes tenham as ferramentas necessárias para assumir a responsabilidade por si mesmos, pelos outros e pelo planeta”.

O apelo pelo nosso reconhecimento é mundial e, cá entre nós, é mais do que justo. Que o seu mês dos professores seja repleto de celebrações, de cuidado e de gratidão. E, mais que isso: que o reconhecimento referente à importância da nossa profissão não se limite ao mês de outubro.

logo.png

REVISTA

Fofoca Pedagógica

04

Parabéns em dobro! Sabia que existem dois dias do professor em outubro?