top of page

Projects

Image by Monica Melton

Experiência docente e sua influência na escola

Carta da Professora Fique Bem

Edição N.º 28 - Maio de 2023

Mais um mês de maio chegou e aqui estamos nós: preparados para encarar o turbilhão de atividades que acompanha um novo fim de semestre. Contudo, antes que comecemos a mergulhar nessas tarefas, quero conversar com você, colega professor. Como você está? Como têm sido os seus dias como educador?

Essas perguntas lhe são frequentes? Afinal, quantas vezes você foi perguntado a respeito da experiência que você tem como docente na sua instituição de ensino? Há espaço para escuta na sua escola? Ou será que estamos construindo ambientes de trabalho em que as pessoas não escutam umas às outras? Sem considerar o constante apagar de incêndios, qual é a sua relação com a coordenação e a direção da escola?

Na edição desse mês da revista Fique Bem, vamos nos debruçar sobre diferentes experiências docentes. Queremos falar da experiência docente como professora negra em ambientes dominados pela branquitude. Além disso, lembrar da experiência docente como parte de uma instituição, um emprego, que deve prezar pela segurança psicológica de seus colaboradores. Por fim, também vamos falar sobre a experiência docente diante de PCDs e da experiência docente em meio a um dia de muito estresse coletivo, como foi o dia 20 de abril deste ano. 

Afinal, o que é o Fique Bem se não uma grande conversa sobre as nossas experiências? Espero que goste da leitura e que reflita sobre essa conversa.

Um beijo,

Professora Fique Bem

bottom of page