WhatsApp Image 2022-04-07 at 11.31.49.jpeg
molduraAtivo 51.png

Veja o que abril reserva para quem gosta de um programa gratuito

Dicas Culturais

Edição N.º 15 - Abril de 2022

A gente se esforça a semana inteira e, nos momentos de folga, tudo o que a gente quer é um programa cultural gratuito para chamar de nosso, não é? Afinal, a vida de um professor não é nada fácil e todos merecemos esse descanso — sem grandes exageros que possam pesar no orçamento de um educador no fim do mês.

Por isso, trouxemos algumas dicas para você curtir o mês de abril sem gastar nada. Tem visita ao circo, tem cinema (fora ou dentro de casa), tem exposição imersiva e tem até programa de TV. Então, venha com a gente e aproveite a agenda cultural de abril:

  • Você é louco por cinema e está contando os dias para voltar a visitar as telonas, com um balde de pipoca nas mãos? Ou você é daqueles que amam um bom filme, mas ainda não se sente confortável em voltar a frequentar salas fechadas de cinema? Seja qual for o seu perfil, pegue essa dica: o É Tudo Verdade voltou! A 27ª edição do festival internacional de documentários acontece entre os dias 31 de março e 10 de abril e está recheado de títulos incríveis. Ao todo, o festival exibe 77 filmes, de 34 países — e todos podem ser assistidos de graça! Neste ano, além da programação nos cinemas, o festival conta com uma programação online nas plataformas É Tudo Verdade Play, Itaú Cultural Play e Sesc Digital.

EtudoVerdade2022-comtitulo-mulher_1920x1080.jpeg
  • Para todos os professores que desejam se aprofundar na cultura, história e na filosofia africana, a programação do canal GNT tem uma novidade das boas. A professora, palestrante e filósofa Katiúscia Ribeiro estreou no início do mês o seu primeiro programa de TV, o Futuro Ancestral. No programa, a pesquisadora tem trazido exemplos do cotidiano, pensadoras e pensadores negros diaspóricos da África para conectar o telespectador com uma ancestralidade que muitos nem sabem que têm. O programa semanal será exibido pela GNT, todas as quintas-feiras, 13h15 — mas também pode ser visto a qualquer horário no Youtube do canal GNT e na Globoplay.

  • Respeitável público! Que rufem os tambores! Se você está em São Paulo e a sua paixão é um pouco mais…. circense, venha com a gente! Também está de volta o Festival Internacional de Circo (FIC). Para quem não conhece, trata-se de uma intensa programação totalmente gratuita, que acontece nos dias próximos ao Dia do Circo (comemorado no dia 27 de março). A edição deste ano, que começou no dia 23 de março, vai até o dia 17 de abril. Confira a programação do festival aqui e chegue cedo para garantir os seus ingressos, que são sempre distribuídos com uma hora de antecedência.

Anel voador
  • Muito tem se falado sobre a exposição imersiva Beyond Van Gogh, que chegou ao Brasil para uma temporada de sete meses neste ano. A ideia é colocar os amantes da arte dentro, literalmente, dos quadros do holandês, uma experiência que promete ser incrível e que poderá ser aproveitada por quem puder investir nos ingressos e estiver por São Paulo ou por Brasília nos meses de exposição. Contudo, se você ficou com vontade de participar de uma exposição imersiva, mas gostaria de ter essa experiência de forma gratuita, se ligue na dica: um dos ícones da arte brasileira no século 20, o pintor paulista Candido Portinari tem suas obras apresentadas ao público paulista de forma inédita e imersiva entre os dias 5 de março e 10 de julho, lá no MIS Experience. A exposição Portinari para Todos pode ser visitada de terça a domingo e os ingressos custam entre R$30 (de quarta a sexta) e R$45 (aos sábados, domingos e feriados). Mas a entrada é totalmente gratuita às terças. Anotou? Então vamos!

portinari-mis-divulgacao-768x768_edited.jpg
logo.png

REVISTA

Dicas Culturais

07

Veja o que abril reserva para quem gosta de um programa gratuito