top of page

O que a neurologia pode nos ensinar a respeito do aprendizado?

O que é aprender?

Edição N.º 23 - Dezembro de 2022

Se você trabalha com educação, provavelmente você costuma se preocupar com a maneira como você comunica um conteúdo aos seus alunos. Ser uma pessoa didática e procurar novas formas de encantar os estudantes é uma constante na vida de quem atua como professor. Contudo, o que sabemos, cientificamente, sobre a recepção dessas informações? Como se dá, em termos neurológicos, o processo de aprendizagem?




Para que os professores de todo o Brasil pudessem ter acesso a esse tipo de conhecimento, o Fique Bem chamou o médico neurologista Fabiano Moulin, um dos maiores conhecedores brasileiros a respeito do funcionamento do cérebro, para ser facilitador de mais um dos cursos oferecidos na nossa plataforma. 

Coordenador da Unifesp, membro titular da Academia Brasileira de Neurologia, professor da Casa do Saber e pai da Cecília, Fabiano é o facilitador do curso O que é aprender? e topou conversar com a nossa redação sobre o processo de construção do conteúdo que está publicado no nosso Youtube. São cinco aulas curtas, mas cheias de informações, que vão te ajudar muito na rotina escolar. 

“O curso é baseado na minha trajetória como neurologista e interessado no funcionamento do cérebro como um privilégio, que a gente acaba só valorizando quando perde”, comenta Fabiano. “Um dos privilégios mais interessantes e que a gente menos pensa é sobre o aprendizado, sobre a atualização desse modelo interno, para que eu possa me sincronizar com o ambiente”, comenta. “O curso veio daí, de anos, quase uma década ou mais, de estudos relacionados. É uma tentativa de resumo rápido desses estudos todos”, afirma.

“Todos somos frutos de professores, né”, comenta o neurologista. Segundo o facilitador, o curso rápido publicado no Youtube busca trazer luz aos passos básicos pro aprendizado. “Queremos fornecer aos professores uma grade, uma maneira, um entendimento de como é que eles podem ser mais competentes e efetivos na transmissão do conhecimento e das práticas que eles ensinam”, conclui o especialista.

>> Veja aqui todas as aulas do curso O que é aprender?, com Fabiano Moulin.

REVISTA

bottom of page