top of page

A importância da presença plena e da meditação para uma sala de aula

Meditação nas escolas

Edição N.º 23 - Dezembro de 2022

Resgate na memória aqueles tempos em que você era o estudante, em que você era a pessoa que ia para a sala de aula sem saber como estava o humor ou a energia do seu professor naquele dia. Você se lembra de ser impactado por isso de alguma forma? Afinal, saber como está o ser humano por trás do educador, se sentir conectado com essa pessoa, é ou não é o primeiro passo para um bom processo de aprendizado? A gente acredita que sim! Esse é o Fique Bem, né? Tudo começa pelo educador.




“O professor na vida tem esse papel de modelo sabe? Modelo de como se relacionar com as pessoas. Muitos me ajudaram a passar por diversos momentos. Alguns conversaram comigo não no tom de apenas passar conhecimento, de mostrar que sabia mais… Então, a importância do professor é essa: de mostrar que é importante ouvir, ter empatia e conseguir se conectar. Acho que isso é transformador”. A fala é do nosso querido Rodrigo Ruschel, facilitador da ONG Gaia+, especialista em Mindfulness e Educação Positiva. 

Rodrigo também é o convidado do Fique Bem para orientar o curso Meditação nas Escolas e topou conversar com a nossa redação sobre o processo de construção do conteúdo que está publicado no nosso Youtube. “Quando eu recebi o convite pra gravar o curso de meditação nas escolas eu fiquei bem feliz porque, pra mim, esse tema é de extrema relevância e a minha visão de meditação é bem ampla”, comenta.

O facilitador conta que tinha uma ideia de curso na cabeça, mas, no decorrer do processo de construção do curso, e a poucos dias da gravação, decidiu mudar tudo o que tinha planejado. “Aí, obviamente, eu fiquei mais ansioso, né? Enfim, não sabendo se ia dar certo. No fim, acho que foi legal assim, foi algo mais natural, que fluiu mais espontâneo… E é isso que eu que eu vejo na meditação também”, comenta Rodrigo.

“Foi engraçado, porque eu escolhi um lugar pra gravar que teoricamente seria um lugar tranquilo. Um lugar aberto, com paisagem de fundo. Mas, no primeiro dia, choveu pra caramba, estava frio, tinha um monte de gente no lugar... Tive que mudar de ambiente várias vezes! No fim, eu comecei o curso num jardim e terminei dentro de um quarto”, compartilha o facilitador da Gaia+. “Então, foi bem interessante: pois, enquanto eu estava falando sobre o tema, eu estava realmente incorporando aquilo, porque eu precisava naquele momento. Imprevistos vão surgindo… Vinham coisas fora do planejamento e fomos falando na gravação, foi um processo muito bom, de muito aprendizado”, revela ele. 

“Espero que esse curso possa trazer um olhar um pouco mais compassivo de entender que todos nós, professores e professoras, estamos num processo, e que a gente pode aprender a cada dia. Por isso, podemos fazer as coisas de uma maneira um pouco mais leve, e confiar na sabedoria interna. Espero que isso possa se refletir dentro de sala de aula, no seu comportamento, e que as crianças, jovens e adultos possam sentir essa qualidade de presença mais tranquila, mais compassiva”, conta Rodrigo.

>> Veja aqui todas as aulas do curso Meditação nas Escolas, com Rodrigo Ruschel.

REVISTA

bottom of page