Socialização online
molduraAtivo 51.png

Aproveite as férias escolares, curta e aprenda muito com a nossa agenda

Dicas Culturais

Edição N.º 18 - Julho de 2022

Julho chegou e, com ele, damos início ao segundo semestre de um ano que ainda tem muito pela frente. Já que, para a comunidade escolar, é tempo de férias, que tal mudar os papéis e usar esse período de descanso das salas de aula para, ao invés de ensinar, aprender? Nas dicas culturais deste mês, temos formações gratuitas, um congresso internacional pautado na educação, conteúdo para as crianças e, é claro, uma ótima dica para quem é do time do sofá e da pipoca. 

 

Vem com a gente? Fique por dentro do que a Revista Fique Bem separou para quem nos lê aqui e para sua família na nossa agenda cultural de julho:

  • Se você é daquelas professoras loucas por um congresso, essa dica é todinha sua: estão abertas as inscrições para o IIº Congresso Internacional Educar na(s) infância(s): Experiências, Desafios e Tensões. O evento é online e acontece só no final de setembro, entre os dias 29 e o dia 1º de outubro. Mas as inscrições para apresentação de trabalhos podem ser feitas até o dia 15 de julho, e as de ouvintes, vão até o dia 28 de setembro. As vagas limitadas, então corra no site para garantir o seu lugar.

topo-ii-congresso-int-educar.jpg
  • Que tal aproveitar as férias para conhecer novas oportunidades de aprendizado? As Fábricas de Cultura de São Paulo são ótimas fontes de conhecimento e ambientes de ensino, mas, além dos cursos e das oficinas que podem ser feitas presencialmente nesses espaços — espalhados pela periferia paulistana — , alguns cursos, que são 100% gratuitos, podem ser feitos de forma online! Os destaques para quem é docente, e não pode ir até uma das unidades depois que as aulas voltarem, são as oficinas Docência Solidária, de leitura e escrita criativa, oferecida aos sábados a partir de agosto; e a Arte-educação: práticas pedagógicas, que é oferecida nas noites de terça-feira, também no segundo semestre do ano.

fabricasdecultura.jpg
  • A médica e cantora Rosa Avilla, que trabalha há 33 anos na área da saúde e há dois nos palcos, decidiu unir suas carreiras em um projeto inédito destinado a crianças: o Rosinha do Mar. Nesse projeto, ela apresenta uma série de vídeos e músicas criadas para ajudar crianças doentes a lidarem com a rotina cansativa e difícil de visitas a hospitais, consultas médicas… Todo esse conteúdo pode ser visto gratuitamente no site do projeto e pode ajudar ainda mais crianças.

rosinhadomar.PNG
  • Essa dica é exclusiva para quem é educador em Petrolina, em Pernambuco, e quer voltar às aulas com um pouco mais de propósito na sua prática educativa. Conheça o Programa de Formação Continuada de Professores em Metodologias Ativas, voltado aos professores da rede pública de Petrolina. A formação é oferecida pela Comunidade Brasileira de Aprendizagem Ativa e tem uma carga horária aproximada de 60 horas, dividida em quatro etapas ao longo de seis meses de duração. As inscrições para essa formação estão abertas e podem ser feitas neste link.

Classmates
  • Por fim, se você está procurando um conteúdo bacana para assistir na Netflix, nós temos uma sugestão! Em sua segunda temporada, a série Explicando a Mente, que busca desvendar os segredos e os fascínios da mente humana, veio com episódios extremamente interessantes para quem trabalha com educação — ou simplesmente é uma pessoa curiosa em relação ao funcionamento do nosso cérebro. Recomendamos assistir os episódios Cérebro Adolescente e Criatividade. Depois vem cá nos contar o que achou?

logo.png

REVISTA

Dicas Culturais

07

Aproveite as férias escolares, curta e aprenda muito com a nossa agenda